CLINICAS DE REABILITAÇÃO
PARA DEPRESSÃO

tratamento para depressão

DEPRESSÃO

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Em sua patologia apresenta, pessimismo, presença de tristeza, baixa autoestima, que aparecem com frequência, podendo combinar-se entre si. É necessário o acompanhamento médico tanto para o tratamento adequado e correto diagnostico.

Sintomas da Depressão:

• dificuldade de concentração, esquecimento e raciocínio mais lento;
  • cansaço fácil, desânimo, necessidade de esforço maior para fazer as coisas;
  • indecisão e falta de vontade;
  • incapacidade ou diminuição de sentir prazer e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis e prazerosas;
  • falta de motivação, apatia e desinteresse;
  • ansiedade e angústia, humor depressivo ou irritabilidade;
  • insegurança, desesperança, desespero, desamparo, vazio e sentimentos de medo;
  • baixa autoestima, pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e seu mundo;
  • diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
  • dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros
  • perda ou aumento do apetite e do peso; muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);
  • insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono.

Causas:

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos. Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais muitas vezes são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresentam o problema em algum momento da vida.

Tratamento da depressão:

O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente. Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão. A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

GRUPO RECUPERARClinicas de reabilitação para depressão

VIVO: (11) 9 5050 7673 – TIM: (11) 9 6064 5247