Fixo (11) 4611 5166 / Whatsapp vivo (11) 9 5050 7673 gruporecuperar@gmail.com

trastorno bipolar tratamentoTRANSTORNO BIPOLAR

OS EXTREMOS DOS PÓLOS

No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de mania, palavras que traduzem bem a bipolaridade.

Pessoas tranquilas e, até, retraídas, em fração de segundos se transformam em contestadoras e falantes, excesso de disposição, atitudes inconsequentes.  Como por exemplo: jogo excessivo, sexualidade excessiva, gastos excessivos, abuso de alcoólicos e de drogas, excesso de atividade laboral, de produtividade artística, excesso de busca de prazer, descuidos temporários com a família, com o trabalho, com as responsabilidades.

Assim se caracteriza o transtorno bipolar uma doença psiquiátrica crônica que se caracteriza por instabilidade de humor em dois polos extremos, ou seja, em um momento está triste e depressivo e de repente está agitado e eufórico, se achando o dono da razão.

O transtorno bipolar pode se manifestar em qualquer pessoa de qualquer nível social, qualquer cor, nacionalidade, crença, homem e mulher.  Na adolescência, o quadro clínico costuma surgir a partir dos 15 anos e tem características muito diferentes das que se observam na infância. O pico de incidência, porém, ocorre entre 18 e 25 anos.

Os episódios de humor, também chamados de fases:

  • Fase depressiva: Período de desanimo quase todos os dias, com perda de interessa em atividades que antes geravam prazer. Sentimento de tristeza profunda, vazio, desesperança ou irritabilidade. Aumento ou diminuição do sono e fome. Dura pelo menos uma semana e deve ser suficientemente severo para causar dificuldade perceptível no trabalho, na escola, em atividades sociais, relacionamentos ou para exigir a hospitalização.
  • Fase maníaca: Período de constante bom humor, extroversão ou irritabilidade, que dura pelo menos uma semana. Há um aumento incomum da energia e dedicação a atividades e estudos, impulsividade, distração, impaciência e ritmo. A mudança de humor deve ser suficientemente severa para causar dificuldade perceptível no trabalho, na escola ou em atividades sociais ou relacionamentos; ou para exigir a hospitalização; ou para provocar uma perda de contato com a realidade (psicose).

 

Alguns estudos mencionam que 10% da população sofrem do distúrbio. Cerca de 70% das pessoas com transtorno bipolar são mal investigadas. Além disso, há doentes que sofrem desses sintomas durante anos sem nunca terem o seu distúrbio corretamente diagnosticado. Para os especialistas, esta constatação pode ter varias razões, pois, muitas pessoas recusam procurar ajuda, deixando agravar os sintomas ou porque muitos relatam um episódio único da doença sem considerar alterações de humor prévias. Diante desse contexto, os doentes veem agravando o quadro de seus sintomas, já que não se submetem aos tratamentos adequados.

Algumas pessoas nessa desordem mental, nesse embate pessoal diário, sem orientação de um profissional, sem esperança, no ápice da crise e num ato de desespero silenciam suas vidas.

O transtorno bipolar é uma doença que precisa ser tratada frequentemente.

É necessário buscar ajuda de um terapeuta e psiquiatra para verificar todos os fatores que fazem parte da vida do paciente, as atitudes psicológicas, relações sociais, exames físicos como testes neurológicos, psicológicos, eletros encefalogramas para averiguar a saúde do paciente para que a medicação seja correta e eficaz.

Apesar desse embate diário, com o tratamento adequado consegue-se levar uma vida feliz, amando e sendo amado, respeitando e sendo respeitado, acreditando no amanhã…

Passou dificuldades?

É tempo de recomeçar!

É um dia de cada vez

“A vida é um constante recomeço. Não se dê por derrotado e siga adiante. As pedras que hoje atrapalham sua caminhada amanhã enfeitarão a sua estrada.”

GRUPO RECUPERARClinicas de recuperação SP

FONES: (11) 4611 5166

WHATS APP: (11) 9 5050 7673

VIVO: (11) 9 5050 7673 – TIM: (11) 9 6064 5247

Formulário de contato

logos visa